#MeetTheMets: Introdução ao Baseball

Você já teve vontade de saber mais sobre beisebol? A equipe do DOBR decidiu que estava na hora de aprendermos sobre o esporte, já que é o favorito do nosso querido Dylan O’Brien e, além disso, é um dos mais amados dos Estados Unidos e vem conquistando fãs por todo o mundo há anos.

Portanto, começamos hoje uma nova coluna: Meet the Mets. Nela explicaremos sobre beisebol e também sobre o grande amor de Dylan, o time New York Mets. Dessa forma, poderemos acompanhar e torcer junto com ele!

Você sabia que o beisebol é o esporte que mais atrai espectadores aos estádios estadunidenses? Pois é! Pra te deixar mais contextualizado, no primeiro post resolvemos falar um pouco sobre o esporte em geral.

Sobre o beisebol

O beisebol (ou basebol, e em inglês baseball) tem origem no século XIV a partir de um manuscrito francês, mas segundo algumas crenças, o jogo de beisebol que mais se assemelha com o da atualidade foi inventado em 1893 no estado de Nova Iorque. Uma partida de beisebol é disputada num campo e o equipamento do jogo inclui bola, taco e luva. Ele é praticado por duas equipes de nove jogadores, as quais alternadamente ocupam as posições de ataque e de defesa.

1896_Baltimore_Orioles
Time do Baltimore Orioles em 1896,
um dos primeiros times de baseball dos Estados Unidos.

O objetivo do jogo é pontuar ao bater com um bastão em uma bola lançada e depois correr pelas quatro bases do campo. Um jogador da equipe atacante pode parar em uma das bases e, depois, avançar com a ajuda da rebatida de um companheiro. Os times trocam de posição assim que três rebatedores são eliminados. Um turno de ataque e defesa de cada time representa uma entrada, enquanto nove entradas compõem um jogo profissional. O time com mais corridas no final vence.

 

Em quais locais esse esporte é bastante popular?

O beisebol é muito popular na América do Norte, em alguns países da América Central, no Caribe hispanófono (comunidades linguísticas caribenhas que têm em comum a língua espanhola) e no Extremo Oriente (China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão e Taiwan).

Waseda_Univ._baseball_team_1916

Time da Universidade de Waseda no Japão em 1916.

Quais são as autoridades do beisebol?

A autoridade máxima do beisebol é a Federação Internacional de Beisebol (IBAF, International Baseball Federation), fundada em 1938, que tem sede na cidade de Lausana, na Suíça, e possui 112 membros. A IBAF sanciona o jogo entre equipes das federações nacionais de países membros por meio de torneios, tais como a Copa do Mundo de Beisebol (Baseball World Cup) e o Clássico Mundial de Beisebol (World Baseball Classic).

373ef2_ee767be9af014ae58cc1d3824040e19e-mv1

A liga profissional da América do Norte (Estados Unidos e Canadá) é a Major League Baseball (MLB); enquanto a Serie Nacional de Béisbol é a liga profissional de Cuba. Já a liga profissional do Japão é a Nippon Professional Baseball.

Beisebol na América do Norte

A liga profissional mais famosa é a MLB e ela se divide em outras duas ligas: a Liga Americana (AL) e a Liga Nacional (NL). Cada uma tem mais três divisões: Oeste, Leste e Central. O campeão da AL e o campeão da NL competem na série final da MLB, chamada de World Series, disputada em uma série de “melhor-de-7”, para determinar o campeão da Major League. O time campeão é premiado com um troféu chamado Commissioner’s Trophy, entregue pelo Commissioner of Baseball, o presidente executivo da MLB.

new-york-mets-baseballfield
Citi Field: O estádio do New York Mets.

O beisebol é um esporte olímpico?

O beisebol foi incluído como uma das modalidades olímpicas em 1992, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, mas foi removido a partir dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012; portanto infelizmente não teremos a oportunidade de acompanhar o esporte nas Olimpíadas do Rio este ano.

 

Beisebol no Brasil

O beisebol chegou ao Brasil a partir de 1850 graças a norte-americanos que trabalhavam no país. Relatos afirmam que as partidas atraíam mais público que os jogos de futebol em 1910. Diversas equipes surgiram no começo do século 20, todas ligadas a agremiações de funcionários de empresas norte-americanas, e em 1920 houve uma liga amadora. Os imigrantes japoneses também propagaram a prática do esporte no Brasil e, atualmente, grande parte dos praticantes do esporte são descendentes de japoneses.

brasil
Seleção Brasileira de Baseball em 2013.

Apesar de pouco noticiados, campeonatos brasileiros de beisebol ocorrem desde 1936. Antigamente eram organizados pela Federação Paulista de Beisebol e Softbol, mas agora quem toma conta de tudo é a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol.

Brasileiros na MLB

Em 2012 Yan Gomes foi o primeiro brasileiro a jogar na MLB, pelo Toronto Blue Jays mas ouco tempo depois foi transferido para o Cleveland Indians onde virou ídolo da torcida. Em 2013 Andre Rienzo integrou o Chicago White Sox e foi transferido em 2015 para o Miami Marlins. 2015 também marcou a chegada de Paulo Orlando na MLB jogando pelo Kansas City Royals onde se tornou o primeiro brasileiro a vencer uma World Series ao ser campeão no mesmo ano pela equipe em que atua.

Paulo_Orlando_on_September_14,_2014
Paulo Orlando, jogador do Kansas City Royals,
o primeiro brasileiro campeão de uma World Series.

No próximo post traremos as regras do beisebol para que todos possam começar a acompanhar os jogos, e, principalmente, entendê-los. Fiquem ligados na coluna Meet The Mets, às quartas-feiras aqui no DOBR.

 

BÔNUS: Para ajudar a entender melhor sobre a história do baseball e como ele funciona, indicaremos, semanalmente, filmes que retratam o esporte de alguma maneira!


O-HOMEM-QUE-MUDOU-O-JOGO

O Homem que Mudou o Jogo

Elenco: Brad Pitt, Jonah Hill, Philip Seymour Hoffman, Robin Wright, Kerris Dorsey.
Ano: 2011
Disponível na Netflix

Billy Beane (Brad Pitt) é o gerente do time de baseball Oakland Athletics. Com pouco dinheiro em caixa e a ajuda de Peter Brand (Jonah Hill), ele desenvolveu um sofisticado programa de estatísticas para o clube, que fez com que ficasse entre as principais equipes do esporte nos anos 80.

 

Trailer

Conteúdo exclusivo Dylan O’Brien Brasil.